quinta-feira, 7 de março de 2013

Hipertensão arterial na terceira idade

Hipertensão arterial na terceira idade - Mudanças nos hábitos de vida

por  Dr. Tufi Dippe Jr
 
Estudo epidemiológico brasileiro (E.M.I) demonstra que a prevalência de hipertensão arterial (HA) entre idosos brasileiros é 65%, podendo chegar entre as mulheres com mais de 75 anos a 80%.A HA sistólica (elevação da pressão arterial máxima) é mais frequente e parece estar mais associada a eventos cardiovasculares que a HA diastólica (elevação da pressão arterial mínima). 

Embora haja tendência de aumento da pressão arterial com a idade, níveis de pressão sistólica acima de 140 mmHg e/ou de pressão diastólica acima de 90 mmHg não devem ser considerados normais para os idosos.Observou-se, após seguimento médio de 5 anos, redução média de 34% deacidentes vasculares cerebrais (derrames cerebrais), 19% de eventos coronarianos (como o infarto do miocárdio, por exemplo) e 23% nas mortes vasculares, após redução de 12 a 14 mmHg da pressão arterial sistólica e de 5 a 6 mmHg da pressão arterial diastólica, nos tratados comparados com placebo (comprimidos sem ação terapêutica).

Em pacientes acima de 80 anos com pressão arterial sistólica acima de 160 mmHg que foram tratados com uma meta de pressão arterial sistólica de 150 mmHg, observou-se redução de 30% em acidentes vasculares cerebrais e redução de 23% de mortes cardiovasculares após redução de 12-15 mmHg na pressão sistólica comparado com o grupo controle.

Mudanças nos hábitos de vida em idosos hipertensos

1- Moderar ingestão de sódio de 4-6 g / dia: pode reduzir pressão arterial sistólica em 5 a 7 em mmHg e diastólica em 2 a 7 mmHg.Entretanto, qualquer redução drástica de Glossary Link sal deve ser evitada, para que o idoso não desenvolva hiponatremia (diminuição dos níveis de sódio no sangue) ou reduza sua alimentação, com consequente desnutrição.
2- Moderar ingestão de álcool ao limite máximo de 30 ml/ dia para homens e 15 ml para mulheres.Redução de álcool pode reduzir a pressão arterial em aproximadamente 5 mmHg em 3 semanas.

3- Reduzir peso corporal: a expansão do volume plasmático, resistência à insulina (hormônio que permite a entrada do açúcar para o interior das células), hiperinsulinemia (níveis excessivos de insulina no sangue), estímulo ao sistema nervoso simpático, estimulação do sistema renina-angiotensina-aldosterona são ações da obesidade sobre o organismo.Perda de 5 kg pode reduzir 5 mmHg na pressão arterial sistólica.

4- Praticar atividade física: o exercício regular e aeróbico pode reduzir a pressão arterial, por diminuição da atividade simpática, em 6 a 11 mmHg em hipertensos e em 4 mmHg em normotensos. Recomenda-se caminhada de 30 a 60 minutos, 5 vezes por semana.Após 2 semanas de interrupção da atividade física, os efeitos benéficos sobre a pressão arterial desaparecem.

5- Ingerir quantidades adequadas de potássio, magnésio, cálcio, fibras, e alimentos pobres em gordura saturada. A ingestão de frutas, verduras, legumes, cereais, azeite oliva, leite e derivados desnatados, ricos em potássio, magnésio, cálcio e fibras, podem reduzir significantemente a pressão arterial.

6- Suspender o tabagismo: reduz alterações do endotélio (revestimento interno das artérias) que  interferem com a manutenção da pressão arterial normal.

7- Identificar todos os medicamentos em uso pelo paciente, pois alguns deles podem elevar a pressão arterial.

Fonte: II Diretrizes em Cardiogeriatria da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário