quinta-feira, 7 de março de 2013

A importância da ginástica na terceira idade


Você sabia que a ginástica na terceira idade pode ser a solução na prevenção de doenças e na melhora na qualidade de vida? Pois é, o que mais vemos são idosos com cada vez mais vontade de viver e vencendo as barreiras impostas pelo avanço da idade. Normalmente quando vamos a academia sempre vemos um grupo de idosos praticando exercícios com acompanhamento de especialistas e programas personalizados, pois um programa de atividades físicas traz benefícios não somente para os idosos mas como também para qualquer pessoa.

Mas para os idosos os benefícios são em dobro, pois o simples fato de poderem praticar algum tipo de atividade física já melhora e muito a qualidade de vida de pessoas da terceira idade, aumentando a resistência e força muscular que são necessárias para tarefas comuns do dia a dia. De uma forma geral, as atividades físicas podem trazer respostas musculares rápidas e eficientes, sendo ideal para o combate a gordura que se acumula no organismo ao longo da idade, outras doenças comuns que atingem a terceira idade são a osteoporose, ligamentos e tendões fracos, diminuição dos reflexos de ação e reação, diminuição da coordenação motora.

Já com o exercício físico, além de combater a obesidade, o que evita e retarda o surgimento de diabetes, ele melhora também a capacidade aeróbica (respiração) sendo possível reduzir a perda de massa óssea e em alguns casos recuperá-la. Além do fato de músculos e ossos fortes as atividades ajudam a diminuir os riscos de quedas e de fraturas de fêmur e quadril, tão temidas após os 60 anos. Os exercícios físicos também ajudam a levantar a auto-estima dos idosos, pois eles se sentem mais bonitos, capazes e independentes, produzindo a agradável sensação de bem-estar, estimulando a superação de pequenos desafios e conseqüentemente diminuindo a depressão. Por isso procure um médico e não deixe de viver a vida só porque você tem mais de 60 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário